sábado, 7 de março de 2009

Será mesmo que um velho amigo vale mais que um novo?


Voltando para casa depois de um dia de trabalho, horário de verão, dias mais longos, aquele calor convidativo para um chopinho na companhia de uma venusiana ou marciano amigo. Deparei-me, então, com uma venusiana que há muito não encontrava - nossa relação de amizade foi na adolescência...

Depois de um abraço caloroso e aquela agradável emoção de rever um amigo, convidei-a para um chopinho (logicamente tínhamos muito para conversar). Lembrei-me nesse momento de uma frase muito sábia e verdadeira:
Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: Conservar os velhos” (ELMER G.LETTERMAN)

Caminhamos animadamente rumo ao barzinho para saborear um chope bem gelado, dando boas risadas com as lembranças do passado.
Chegando ao lugar, logo fomos abordadas pelo garçom, que gentilmente perguntava a nossa preferência de chope: claro ou escuro? Percebi nesse momento uma expressão de interrogação no olhar de minha amiga...

-ESSE NÃO É O MARIDO DA FULANA?
Percebendo a minha dificuldade em lembrar da pessoa e, sem dar muitos detalhes que pudessem promover minha lembrança, ela iniciou os comentários:
- POIS É! VC SABIA QUE ELA É MANDONA? OLHA! ELE TÃO MAGRINHO ..ELA ESTÁ GORDA !!!!!... FEIA!!!!!

Sem a menor preocupação de nossa conversa ser transformada em um monólogo, minha amiga dispara a falar compulsivamente sobre todos os detalhes da vida da fulana...como também tecia comentários e observações de todos que passavam...Como se não bastasse todos os comentários e a conversa desagradável, para confirmar seu perfil de pessoa chata e inconveniente, ainda tinha a mania de dar toques no meu braço, com a finalidade de obter total atenção.

Inesperadamente surgiu uma venusiana amiga da minha velha amiga e momentaneamente senti um grande alívio e a possibilidade de dar novos rumos à nossa conversa, de forma mais produtiva e agradável (pois já me encontrava em um estado total de esgotamento e stress).
Para minha surpresa e desapontamento as duas venusianas interagiam maravilhosamente bem (identificação é algo poderoso nas relações).

Com o chope já esquentando e sem estímulo para solicitar um segundo chopinho, anunciei a minha partida - que foi imediatamente lamentada pela central de pesquisa da vida dos outros. E juntas, falaram:

- QUE ISSO? JÁ VAI?
- VC NEM FALOU COMO VAI SUA VIDA ?! NADA!!!!

"UAAAAAAAAAAAAAAI!!!" serei a próxima vitima!!!

Antecipei minha partida com a sensação de que mesmo não tendo contribuído totalmente para a central de pesquisa da vida dos outros, na minha ausência eu seria o próximo assunto na conversa da mesa. Minha amiga rapidamente sacou da bolsa um cartãozinho pessoal do seu salão de beleza e fez a seguinte observação:

- VAI LÁ MINHA QUERIDA ...SEU CABELINHO ESTA NECESSITANDO DE UM CORTE E UMA NOVA COR...

Nesse momento entendi perfeitamente onde minha amiga desenvolveu, durante todos estes anos, a habilidade de pesquisadora da vida dos outros.

Não querendo generalizar mas, salões de beleza - local necessário para venusianas - também são centros avançados de pesquisa da vida alheia...

3 comentários:

Anônimo disse...

venusianas fofocam mais que marcianos?
adorei!!!

Anônimo disse...

Oi,é a Gisa! a patricia acabou d falar do seu blog. hi-hi-hi-hi...esse povinho de marte é de morte! gostei muito. bj

Unknown disse...

Como vai Dona Rita Mannarino?

A senhora é mesmo talentosa.
Adoro seu trabalho com os excepcionais.
Sou irmão do Gilberto que esteve lá na APAE.
Agora junto com os anjos ele protege todos nós.
Minha mãe manda um beijo grande.
A Senhora mora em nossos corações.